segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

[PS4] Assassin's Creed IV: Black Flag - Limited Edition

A câmera está um porcaria, então as fotos acabaram ficando não muito nítidas.


Esta é a edição limitada do jogo Assassin's Creed IV: Black Flag para Playstation 4.

Não, não tenho um PS4 ainda, também não comprarei um este ano. O que pode levar à pergunta: "Por que, então, comprar um jogo de um console que você não tem e não poderá jogar por um bom tempo ainda?"

Bom, tenho comprado alguns jogos antes dos respectivos consoles nos últimos anos, basicamente para aproveitar oportunidades boas.

Eu não costumo comprar consoles logo quando saem. Um dos motivos é dinheiro. Morando no Brasil sai caro comprar consoles logo no seu lançamento. Costumeiramente espero por promoções para pagar preços mais "realistas" por eles. Nem o PS3, que foi o único console que eu desejava muito e tinha condições de comprar no lançamento, eu comprei. Além disso, no começo da geração não costuma ter muitos jogos.

Outro motivo importante para não comprar consoles logo no lançamento, principalmente agora, com componentes "mais sensíveis", é que costumam surgir problemas inesperados entre os primeiros modelos [3RL, por exemplo]. Além de tudo moro em um lugar quente pra caralho e que tem muito pó. É mais seguro esperar por modelos já melhorados que sejam mais resistentes.


O que isso tem a ver com o jogo? Bom, nem sempre os jogos ficam muito tempo em catálogo, e, pode ser que quando eu tiver um PS4, o jogo já não esteja mais em catálogo. Assim, eu teria de comprar usado, por exemplo, o que eu prefiro não fazer.


Além disso, eu que gosto de ter cópias físicas dos jogos, não gosto do círculo vicioso que se formou com jogos. 

Quando os consoles passaram a ter a opção de se comprar cópias digitais, os preços dos mesmos seguiram os preços das cópias físicas, pra não criar atritos com lojistas [eles ainda precisam das lojas físicas, afinal, nem todos tem conexão à internet, ou as vezes tem, mas a conexão torna a prática de baixar jogos grandes inviável, etc...]. Portanto, temos uma cópia digital custando o mesmo que uma cópia física

A cópia física, entre outras coisas, tem embutida em seu preço o custo pela produção da mídia, caixinha, encarte, distribuição, lucro do lojista, etc. Custo que as cópias digitais também cobram, para não haver atrito com os lojistas. Porém, agora alguns jogos acabaram se "apropriando da desculpa das cópias digitais" para fazerem jogos com caixinhas ruins, sem manual ou encarte. Deixou de ser necessário. Não gosto desta prática. Gosto de manuais bem trabalhados, e todo extra que seja possível.


Pra mim que acompanhei jogos de vídeo game numa época em que as empresas tentavam agradar o jogador colocando o maior volume de conteúdo extra possível, viver em uma época em que temos de comprar os pedaços do jogo depois de ter comprado o jogo, é irritante.


Por isso eu gosto de edições limitadas e de colecionador. Eu gosto de ter artbooks, miniaturas, e qualquer bobagem extra possível. Eu sinto que meu dinheiro foi bem gasto.

Sinto que as empresas perceberam isso, que há uma parte dos consumidores que gostam de colecionar jogos e que estas edições de colecionador podem chamar a atenção de alguns que talvez não se interessassem pelo jogo, agregando valor ao produto. Tanto que nos últimos anos vimos essa prática, que era rara, se tornam uma prática comum.

Sempre que possível compro a edição de colecionador. E é por isso que comprei esta, mesmo sem ter um PS4.

Possivelmente conseguiria achar o jogo daqui um ou até dois anos, mas as edições de colecionador, principalmente quando são de algum jogo popular, costumam se esgotar rápido, e o preço disparar no "mercado cinza". Portanto, quando acho à preços "factíveis" e condições favoráveis, costumo não deixar passar a oportunidade.




A caixa toda não é muito grande e as inscrições vem num plástico ao redor da caixa, ou seja, é a mesma caixa para os diferentes consoles, só muda o plástico externo.




Esta é a frente da caixa sem o plástico externo.




O verso da caixa, sem o plástico externo, apenas com a arte.




Dentro apenas os itens embalados. Nada de isopor ou algo mais ocupando espaço.




A miniatura vem desmontada e separada em pedaços. Um boa ideia para economizar espaço. Diferentemente de outras miniaturas do tipo, esta vem com algumas pequenas instruções de como montar.




Esta é a caixa onde vêm o jogo, o artbook e bandeira. Tudo vem bem encaixadinho.




A bandeira, que vem dobrada dentro de um plástico e é, de fato, uma bandeira.

Eu pensava que seria algo menor, mais simples, mas é uma bandeira em proporções reais, pronta pra se hastear em algum mastro.

Devo confessar que preferiria que viesse uma bandeira menor e simulando os rasgos e desgastes de uma bandeira pirata.




O artbook é do tamanho de uma caixa de DVD. Capa dura, boa encadernação e acabamento.




O artbook na verdade é composto apenas de artes conceituais, em geral, de cenários do jogo. Acho que poderiam ter mais artes das personagens, e não só artes conceituais.




O jogo e o CD da trilha sonora vêm numa caixa metálica. Na frente temos esta arte do protagonista.




No verso da caixa metálica, o símbolo do jogo.




Esta é a caixa aberta. Um pequeno encarte, o jogo e o CD da trilha sonora.

Não sei se prefiro estas caixas metálicas ou as caixas regulares dos jogos. Dá um diferencial a caixa metálica, e, de certa forma, é meio que uma forma de mostrar que de fato você tem uma edição limitada, mas gosto da harmonia que as caixa regulares fazem quando estão expostas em conjunto...




Esta é a miniatura montada. 

Ela é bem trabalhada e firme, apesar de que o apoio não fica tão bem em superfícies não regulares.

Ela montada fica bem alta.

A miniatura da corda é muito bem feita, trançada, simulando uma corda real. O único empecilho é que você tem que amarrá-la, o que me deu um certo trabalho até achar a forma ideal [e não tem nada ensinando como dar o nó].

A espada é flexível, o que pode ajudar em caso de acidentes, e tem um detalhe interessante pra ficar presa na mão [uma das partes dobra e encaixa na base do cabo.





Por fim, é uma edição bacana, e vale a pena para quem é fã da serie, ou vai comprar o jogo e gosta de miniaturas e colecionáveis.

Sobre o jogo em si, não joguei ainda, não dá pra opinar. Fica pra próxima...

8 comentários:

  1. Show dark. Não sou fã de AC, mas essa edição tá belíssima. Também prefiro as cases originais dos jogos, ficam muito bonitas organizadas na estante, fora que essas cases metálicas com o tempo sempre vão descascando (se ficarem expostas).
    Fez bem em comprar agora, essas edições só tendem a ficar mais raras e caras.

    ShinGarou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Shin! ^^

      Esta edição ainda foi vendida no Brasil, então dá pra conseguir mais fácil. O duro é quando eles não lançam no Brasil. Depender de comprar importado essas edições mais cara é foda...

      E fiquei satisfeito, porque a miniatura é bem feita.

      Excluir
  2. Eu tô querendo pegar a edição especial do Lightning Returns, porém só é vendida pela loja da Square Enix, daí tô com receio de ser taxado... fora que as encomendas estão demorando horrores pra chegar.
    Isso somado ao valor alto do dólar... tenso.
    Foda é depois ela esgotar e ser vendida a preço de ouro.

    ShinGarou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a Square não lançar aqui, fodeu! Porque é certeza de ser taxado.

      Se for pegar mesmo assim, melhor já pagar um pouco mais no frete que pelo menos chega rápido...

      Excluir
    2. Acabei me decidindo! Fui ver e a edição é exclusiva da loja da square-enix, logo nunca será lançada por aqui. Ela custa $89,00 e já tem cabra vendendo no ebay por $150.
      Dessa forma comprei, e fiz como falou, peguei o frete mais caro. O mais barato nem tracking tinha, aí tô fora.

      Com isso o Lords of Shadow 2 vai ter que esperar... mas como esse eu só quero a versão normal mesmo, em pouco tempo fica mais barato nas lojas daqui.

      ShinGarou

      Excluir
    3. Eu tô em dúvida se pego esta versão. Gostei mais da versão japa.

      Acho que a Square poderia ter colocado a miniatura na versão americana também.

      Estou pensando ainda... estou pensando...

      Excluir
    4. A versão jp é mais top mesmo, vem com uma Light play arts. Eu tenho esperanças de não ser taxado, a caixa da versão us não e tão grande.

      De todo modo, por hora chega de aquisições.

      ps.: ainda esperando chegar minha edição limitada do KH 1.5 ='(
      já tem mais de 3 meses....

      ShinGarou

      Excluir
    5. Eu tenho uma compra de agosto que ainda não chegou...

      Excluir