![]() |
O primeiro título do portátil da SNK não poderia ser outro |
Muitos jogadores de hoje conhecem a história dos consoles portáteis apenas a partir da disputa entre Nintendo e Sony, mas antes disso já havia acontecido muita coisa.
Nos últimos anos vimos o mercado dos portáteis ser dividido entre Sony e Nintendo, com GBA, NDS, 3DS, PSP e Vita, mas nem sempre foi assim.
Antes do mercado se resumir às duas gigantes, muitas outras empresas lançaram vários outros portáteis, entre elas, a SNK, com seu Neo Geo Pocket.
O Neo Geo Pocket, apesar de sua curta história, foi um portátil cheio de bons jogos. Com hardware superior ao GameBoy, e desta vez com suporte de third-parties como Capcom e Sega, por exemplo, o Neo Geo Pocket foi o primeiro portátil a fazer alguma concorrência à Nintendo em anos.
Infelizmente, a maré para a SNK àquela época não era das melhores.
O primeiro revés veio cedo. O primeiro Neo Geo Pocket era monocromático, e logo teve de ser adaptar ao lançamento do GameBoy Color. A SNK então lançou o Neo Geo Pocket Color.
Mas, mesmo com boas vendas do portátil, a empresa sofreu com outros duros golpes.
Com o acordo financeiro com a Aruze [resultado de fracassos no Neo Geo 64, pirataria na MVS, entre outros], as propagandas do portátil na TV americana foram cessadas, e a distribuição pelas grandes redes de varejo interrompidas.
Por fim, o portátil foi descontinuado.
Um triste fim para um portátil promissor...
![]() |
fórmula de sucesso: o jogo era baseado em KoF 97, e na conclusão da Saga Orochi |
Eu, desde a primeiro jogo da SNK que tive contato em arcades, sou um grande fanático pela empresa!
Sempre quis ter um Neo Geo, o que a condição financeira não me permitiu até 2007. E, na época do lançamento do Neo Geo Pocket, pude acompanhar, através de revistas especializadas, as notícias de seu lançamento.
A Gamers fazia ótima cobertura de assuntos relacionados à SNK, e com o Neo Geo Pocket não foi diferente: enormes matérias, muita informação e hype no último.
Eu, como fanático que era, me via doido no meio daquele turbilhão de notícias. Ficava lendo e relendo cada matéria, acompanhando cada screenshot ou ilustração, dissecando cada detalhe... e, apesar de tudo, com esperança de, quem sabe, conseguir ter um daquele portátil dos sonhos...
A verdade é que eu sonhava dia e noite em poder ter aquele console nas minhas mãos, e jogar aqueles jogos todos. Era uma obsessão!
![]() |
porrada da melhor qualidade na palma da mão! |
Na escola, não pensava em outra coisa, e, aula que é bom, nada.
Fora da escola, com meus 13 anos, não largava as revistas de jeito nenhum.
Era um sonho tão distante, mas minha ingenuidade de criança não me deixava ver o quão distante aquilo estava de mim!
Mas, apesar de tudo, aquela sede de informações sobre meus jogos mais queridos foi o que me fez melhorar drasticamente minha leitura. Eu não lia nada até que as revistas de vídeo-game passaram a ter papel relevante na minha vida.
![]() |
tal pai tal filho |
Este jogo foi o primeiro jogo de Neo Geo Pocket que comprei. Foi em 2007 já, quando já tinha uma condição um pouco melhor, e consegui comprar um Neo Geo Pocket.
Foi um momento muito bacana, que me fez relembrar aqueles tempos de garoto em que eu sonhava com este jogo. Todos os sentimentos daquela época, toda a vontade de jogar aqueles jogos, toda a expectativa... tudo eu pude vivenciar novamente.
E foi muito bom!
A SNK sempre fez um trabalho muito bom para agradar seus fãs. E, com o Neo Geo Pocket, não foi diferente.
A caixa do jogo, que poderia ser uma caixinha de papelão comum, quadradinha, é, na verdade, uma réplica da caixa dos jogos de Neo Geo AES. Lindo! Simplesmente demais!
Os detalhes todos estão lá, relembrando o legado da empresa.
E o jogo, simplesmente fantástico!
Acho que até o lançamento deste jogo, ninguém imaginava que um jogo de luta para um console portátil pudesse ser tão bom.
Jogabilidade de primeira, num design que soube explorar as limitações do portátil, e, muito favorecido pelo excelente controle do Neo Geo Pocket.
O Jogo é baseado na versão '97, que conta o final da Saga Orochi. Muito bem animado, com boa trilha sonora e um sistema de jogo que não deixa a desejar aos jogos de luta de consoles de mesa.
Uma pena que a história deste pequeno e notável portátil não durou muito.
Lembro das palavras de um dirigente da Sony à época do lançamento do PSP. Ele dizia que não entendia como o Neo Geo Pocket tinha fracassado. Mas a culpa não foi do portátil...
Nenhum comentário:
Postar um comentário